Roda de Ragga inova e agita as quartas na Cantareira



A Roda de Ragga é a mais nova atração de quartas na Cantareira, em Niterói, com muito Reggae e ritmos jamaicanos. Comandada por Daniel DW, responsavel também pela Radiola Cultural Visto Rasta (conhecida nas ruas da Lapa tradicional), a Roda de Ragga está rolando toda quarta a partir das 18h na Praça da Cantareira, em São Domingos. 

Toda a nação regueira está convidada, nessa quarta 11/01, além do show com Renzo Gold (que recentemente lançou o single "Pra Zion Firmei") e muita música jamaicana, dessa vez a Roda de Ragga trará uma inovação na cidade que é a Batalha de Toasters.

A batalha conta com os DJ's Gravina e Daniel DW.  O desafio consiste em mandar melhor nos riddims de ragga, seja no improviso ou música autoral, como explica DW, produtor do evento. Lembrando que quem vencer, ganha a premiação no valor de 100 Reais e um kit da marca Visto Rasta.

TOASTERS

Se puxar pelo fundamento, o toasting remonta a tradições africanas, mas para entender melhor o que é toaster, vamos fazer uma viagem no tempo até as raízes do Rap.

Muitas pessoas desconhecem, mas a raiz do Rap está na Jamaica, e para ter ideia vamos precisar voltar para a década de 1960, quando surgiram os sistemas de som (ou sound system) que eram montados nas ruas dos guetos jamaicanos para animar os bailes.

Big Youth é uma referência de DJ e toaster./Fonte: Internet

Essas festas acabavam servindo como fundo para o discurso dos toasters, os mais autênticos Mestres de Cerimônia, que durante suas intervenções comentavam sobre assuntos diversos, desde a violência das favelas de Kingston e a situação política na Jamaica de então, e outros temas considerados tabus, mas que fazem parte do cotidiano da população, como sexo e drogas.

Logo no início da década seguinte, em 1970, muitos jovens jamaicanos emigraram para os Estados Unidos fugindo da crise econômica e social que se abateu sobre a ilha. Um desses emigrantes era ninguém menos que o DJ jamaicano Kool Herc. 

Considerado o verdadeiro "pai" do Hip Hop, o DJ Kool Herc levou da Jamaica para Nova Iorque a tradição do sound system e do canto falado. Essa inovação foi se espalhando, tornando-se popular entre as classes sociais mais desassistidas, até chegar a atingir a "alta sociedade", o mercado musical e a indústria do entretenimento. 

A Cultura Sound System/Fonte: Internet

Assim, é correto afirmar que o Rap nasceu nas festas de rua dos anos de 1970 em Nova Iorque, em encontros feitos por jamaicanos que iniciaram a prática de ter um MC junto ao DJ no palco. E as raizes desse movimento se encontram na Jamaica, berço oficial dos primeiros MC's que animavam a multidão, encorajando o público com rimas, e transformando-se no Rap como conhecemos hoje. 

As Rodas Culturais de Niterói abraçaram esse importante movimento na cidade, que remonta às raizes da Cultura Hip Hop. Com muita paz, união, amor e diversão, o evento é livre e gratuito, feito de maneira colaborativa, e veio pra ficar. Compareçam!

Daniel DW participa na Audiência Pública do RCN/Foto: Maria Bukanovsky

DW garante que a Roda de Ragga será uma roda cultural com muita música boa e os DJ's Gravina e DW comandando a Batalha de Toaster. A Cantareira que já é um ponto de encontro da cultura jovem e alternativa niteroiense, promete se tornar cada vez mais uma excelente opção para amantes do Reggae.

Lançamento do Renzo Gold "Pra Zion Firmei". Ao vivo hoje (11/01) a partir das 18h na Cantareira. OUÇAM! 


SERVIÇO:

Data: 11/01

Horário: Das 18h às 00:00

Local: Praça da Cantareira, São Domingos, Niterói.

Entrada Gratuita. 

Comentários